quinta-feira, 26 de maio de 2016

A escola na vida e a vida na escola - parte III

Terceira escola visitada foi em Sobradinho/DF que é na verdade um berçário e creche. Eles proporcionam um espaço em que os pais podem deixar seus filhos em contraturno escolar em um ambiente seguro e que realizará atividades diversas sempre visando o desenvolvimento e integração deles.





Escola: Brincart
  
Espaços Visitados:    Visitei a área externa aonde fica a piscina, que os alunos praticam natação, o parquinho, o berçário, a sala de reforço escolar, a sala de alfabetização e recreação, a sala dos armários e a outra área externa em que as crianças tem atividade livres.

Relações Humanas (alunos, professores, gestores, comunidade escolar):    A relação dos professores entre si é de amizade e respeito, a relação professor e aluno é bem harmoniosa e divertida, em que a criança se sente a vontade e acolhida pelos professores e monitores.

Organização do Trabalho Pedagógico:   A Organização do trabalho pedagógico é elaborada em parceria entre a equipe de coordenação e os professores.

Gestão escolar: A Gestão escolar é administrada pela proprietário da escola, que também atua como diretor.

Projeto Político Pedagógico: O Projeto político pedagógico tem como objetivo proporcionar às crianças um espaço para brincar, desenvolver e interagir com outras crianças. As atividades lúdicas desenvolvidas têm como objetivo promover a socialização e a integração das crianças de forma divertida e alegre. Atendem crianças de 4 meses a 10 anos no período integral ou parcial, desenvolvendo a psicomotricidade, a coordenação motora e a criatividade. Trabalham no contraturno, em que as crianças podem ficar lá antes ou depois do colégio tendo o apoio de monitores com as atividades escolares e também podendo praticar natação como esporte.

Aluna: Lídia Miranda

A escola na vida e a vida na escola - parte II

Segunda visita realizada na Escola Canarinho da Asa Norte.


Escola: Centro de Ensino Canarinho Amarelo

Espaços visitados: Salas de aulas, direção, pátio e sala dos professores.  

Relações humanas (alunos, professores, gestores, comunidade, escolar): A equipe pedagógica da escola são muito atenciosos e carinhosos com os alunos, e todos se ajudam fazem um trabalho coletivo bastante organizado.

Organização do trabalho pedagógico: Todo ano é escolhido um tema norteador e é a partir desse tema que é elaborado todo plano de ensino da escola procurando sempre trabalhar com o que as crianças aprendam de  uma forma lúdica . 


Gestão escolar: A gestão escolar é administrada por diretores e coordenadoras.

Projeto Político Pedagógico: Na escola Canarinho todo aprendizado acontece de forma lúdica. Trabalhar em sala de aula com projetos dá mais sentido e sabor à aprendizagem,  mais prazer em aprender.

Todas as fotos foram retiradas do site: http://escolacanarinho.com.br/site/?CFID=3410657&CFTOKEN=d6b8c5c46c2d8208-7E3634B6-24E8-76F6-ECA6B80DC3725C19

Aluna: Verônica Alves

A escola na vida e a vida na escola - parte I

Dando início ao trabalho do Projeto Integrador I do professor Juarez Junior visitei o colégio La Salle da Asa Sul.



Escola: La Salle
  
Espaços Visitados:    Visitei a área da educação infantil que é separada do ensino fundamental. Passei pelo pátio onde as crianças assistem a vídeos educativos enquanto aguardam a chegada dos pais, visitei as salas de aula, o parquinho, a sala de psicomotricidade e o refeitório para as crianças do integral. 

Relações Humanas (alunos, professores, gestores, comunidade escolar) :   A relação dentro da escola, tanto entre colegas de trabalho, quanto entre professor e aluno, professor e pai, é de um carinho e respeito imensos. A preocupação e o cuidado que os profissionais tem com os alunos é realmente notável e me despertou grande admiração.

Organização do Trabalho Pedagógico: A organização é feita em conjunto entre a direção escolar, coordenação pedagógica e professores.

Projeto Político Pedagógico:    Por fazer parte de uma rede de escolas católicas, que é a rede Lassallista, o projeto político pedagógico tem como objetivo desenvolver o aprendizado com respeito e amor ao próximo, tendo sempre Deus como base. As atividades lúdicas realizadas, tem como objetivo promover socialização e interação das crianças de uma forma divertida e amorosa. Atendem desde o maternal II até o 9° ano do fundamental no período parcial ou integral. 

Aluna: Linda Silva

Paixão pela Pedagogia

 É na infância que tudo começa. Desde pequenos temos contato com professores e monitores no berçário e somos influenciados por eles, de forma positiva ou negativa, entretanto são eles que nos auxiliam no caminho que seguiremos.

A experiência da sala de aula nos privilegia em um contato direto com a função do professor e concomitantemente com a função de ser aluno. Todas essas aprendizagens nos marcam profundamente em nossas memórias e mudam a nossa percepção de mundo, abre nossa mente e amplia nossa visão sobre as coisas e pessoas.

A pedagogia nos insere em um mundo antes desconhecido, em que aprendemos novas culturas, exercemos o relativismo cultural e diminuímos assim o preconceito e a discriminação com culturas que não são iguais a nossa.

Nossa paixão pela pedagogia vai além de lecionar e transmitir simplesmente o conhecimento que temos. É o amor por ver o outro evoluir a partir daquilo que é. É o amor por continuar aprendendo a partir de cada aluno, de cada criança com quem vivenciamos. É o amor por poder participar ativamente na vida de uma pessoa. É o amor por manter viva uma profissão tão bonita e essencial na vida de todos.